Nova presidência do Consórcio Nordeste é assumida pelo governador Rafael Fonteles
Quarta passada (5 de fevereiro), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assumiu a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste. Em sua posse, ele afirmou que "Assumo a presidência do Consórcio Nordeste com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que tem fortalecido a nossa região e integrado os nossos estados. Para este ano, entre os temas urgentes que iremos trabalhar estão a transição energética, o mercado de crédito das instituições públicas de fomento, a segurança pública, o financiamento da saúde, a educação em tempo integral e a educação profissional e técnica.”
Os governadores do nordeste e os Ministros de Estado participaram do ato solene em Brasília, como foi o caso do Ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), a Ministra Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia, e Inovação), Ministro Fernando Haddad (Ministério da Fazenda) e o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A posse foi prestigiada por vários representantes institucionais nacionais e internacionais.
Para Danilo Cabral, Superintendente da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), “essa é uma oportunidade histórica de integrar nossas ações e ampliar o impacto de projetos conjuntos em áreas estratégicas para o povo nordestino. Vamos trabalhar, por exemplo, para ampliar e aperfeiçoar as políticas de oferta de crédito ao setor produtivo regional, uma condição estratégica para a redução das desigualdades.”
Já para Ieva Lazareviciute, coordenadora da área de Cooperação Descentralizada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o PNUD elogia a decisão do governador Fonteles de priorizar o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade durante seu mandato. Também enfatizou o papel do Consórcio: “O Consórcio desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável da região, coordenando esforços entre os estados para enfrentar desafios comuns, incluindo desigualdades e pobreza. Ao mesmo tempo, o Consórcio fortalece a influência política dos estados para expandir as oportunidades de desenvolvimento, incluindo iniciativas chave como a transição energética.”
Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Governo Federal por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário e Secretaria Geral da Presidência para a implementação do Programa de Alimentos Saudáveis, o PAS Nordeste. Essa iniciativa articula várias ações voltadas para as políticas territoriais para o fortalecimento da agricultura familiar, produção de alimentos saudáveis e disponibilização desses alimentos, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional da população.
Para o secretário Washington Luís, que representou o governador Carlos Brandão neste evento, “O governador Rafael Fonteles, com sua experiência fará um grande trabalho na presidência do Consórcio Nordeste. Esse formato institucional se apresenta como uma inovação na gestão pública, trazendo a questão da identidade regional e da colaboração entre os estados nas políticas públicas.”